Pessoas que tomam medicamentos para Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP) pelo Sistema Único de Saúde (SUS) já podem receber a vacina contra o Papilomavírus Humano (HPV). O imunizante está disponível para adolescentes e adultos com idades entre 15 e 45 anos.
A medida segue as diretrizes da nota técnica nº 101/2024 do Ministério da Saúde, com o objetivo de aprimorar a prevenção e tratamento de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e cânceres relacionados ao HPV.
A secretária de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), Nayara Maksoud, afirma que a vacina é essencial na prevenção do câncer do colo do útero e estenderá a aplicação para pessoas em uso de medicamentos para PrEP.
“Estamos ampliando o público que vai receber a imunização e essa é uma medida de extrema importância. Faço um apelo para que todas as pessoas, dentro do perfil estabelecido, se dirijam a um posto de saúde para receber a vacina”, disse.
No início de julho, o Ministério da Saúde também autorizou a vacinação para pessoas com papilomatose respiratória recorrente (PRR).
Critérios para a vacinação contra o HPV
- Crianças e adolescentes de 9 a 14 anos;
- Pessoas de 9 a 45 anos com HIV e AIDS, pacientes oncológicos, indivíduos com papilomatose respiratória recorrente (PRR) e transplantados, que precisam de três doses;
- Pessoas imunocompetentes de 15 a 45 anos vítimas de violência sexual, que também recebem três doses; e
- Pessoas de 15 a 45 anos que utilizam PrEP, desde que apresentem uma receita de PrEP com data dos últimos 4 meses. A receita pode ser emitida por enfermeiros, farmacêuticos ou médicos.
Portal Norte, a sua referência em notícias do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Informações atualizadas e confiáveis para você.