Na Terra Indígena Cunhã Sapucaia, em Borba (a 321 km de Manaus), foram encontradas quatro objetos indígenas antigos que parecem ser urnas funerárias.
O achado aconteceu em 21 de julho, quando crianças brincavam no quintal. A professora Carmen Lúcia, moradora do local, contou que as crianças viram a parte superior de um dos potes e, ao cavarem, descobriram o restante.
Dos objetos indígenas, duas peças estavam inteiras, enquanto as outras duas estavam rachadas e continham cinzas. A comunidade resgatou e guardou os objetos, notificando o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Comprovação de presença indígena
Genildo Nóbrega Mura, professor e residente da comunidade, atualmente em Manaus para seu mestrado em antropologia, afirmou que o achado é uma prova de que os indígenas sempre estiveram na região.
Ele ressaltou a importância de recontar a história do povo Mura e preservar sua memória cultural. “Costumam dizer que a terra não era nossa, mas isso prova que nossos ancestrais estiveram ali e nos ajuda a recontar nossa história”, disse.
Borba e artefatos arqueológicos indígenas
Beatriz Calheiro, superintendente do Iphan no Amazonas, explicou que a comunidade de Borba pode se tornar guardiã desses objetos históricos.
“Esse material pertence àquela comunidade, faz parte da história e memória dela. E eles têm presente que precisam preservar o sítio arqueológico”, afirmou.
Ela mencionou que o Iphan está planejando uma visita ao local no fim de agosto para uma fiscalização de rotina.
O professor Genildo Mura também expressou seu desejo de criar um centro de ensinos e saberes na comunidade para preservar esses e outros objetos culturais, como cocares e instrumentos, além de um dicionário com 500 palavras da língua Mura.
Portal Norte conecta você às notícias mais recentes do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Conteúdo confiável e em tempo real.
*Com informações da assessoria