Um incêndio de grandes proporções atingiu uma área de mata nesta quinta-feira (9) na rodovia AM-070, próximo às bancas de feirantes e residências, no município de Iranduba, no interior do Amazonas.
Ao todo, 13 viaturas atuaram no local e a ação rápida impediu que chamas atingissem casas de madeiras no entorno. Não houve registro de vítimas.
Conforme o Corpo de Bombeiro Militar (PDBM) de Iranduba, a guarnição foi acionada por volta das 11h.
Ao chegarem ao local, constataram que se tratava de vários focos de incêndio em uma vasta área de vegetação próximo à pista.
“Enviamos reforço de efetivo da capital para atuar na ocorrência, tendo em vista que era uma ocorrência de grande proporção e próximo a residências. Nossos bombeiros agiram de forma rápida para isolar a área atingida pelas chamas e impedir a propagação delas para as casas de palafitas”, relatou o comandante-geral do CBMAM, coronel Alexandre Freitas.
No combate ao incêndio em Iranduba, mais de 60 mil litros de água já foram usados e parte das equipes de bombeiros permanece no local fazendo o rescaldo nas áreas atingidas pelos focos de incêndios.
Incêndio no Amazonas: uma crise ambiental e humanitária
A Amazônia, frequentemente descrita como o “pulmão do mundo”, desempenha um papel vital na regulação do clima global e na absorção de dióxido de carbono.
O incêndio atual compromete essa função essencial, liberando grandes quantidades de CO₂ na atmosfera e agravando o aquecimento global. Além disso, a perda de vegetação compromete a biodiversidade única da região, ameaçando inúmeras espécies de flora e fauna que dependem da floresta para sobreviver.
As chamas também afetam os recursos hídricos da região. Os incêndios podem levar à destruição de nascentes e à contaminação dos rios, prejudicando a qualidade da água e impactando as comunidades que dependem desses recursos para suas necessidades diárias.
Fique informado com o Portal Norte, seu portal de notícias para Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Notícias precisas e atualizadas.