Ícone do site Portal Norte

Qualidade do ar ‘ruim’ em Manaus tem relação com queimadas

Fumaca-Manaus

Na capital amazonense, o último sábado (10) registrou o pior índice do país - Foto: Reprodução/X

O aumento recorde de queimadas no Amazonas tem degradado severamente a qualidade do ar em várias cidades do estado, como Manaus. Na capital amazonense, o último sábado (10) registrou o pior índice do país. Diversos bairros da capital foram encobertos pela fumaça, agravando a situação.

O Sistema Eletrônico de Vigilância Ambiental (SELVA), da Universidade do Estado do Amazonas, indica que para o ar ser considerado de boa qualidade, o nível de partículas precisa estar entre 0 e 25 micrômetros por metro cúbico.

Embora a chuva no fim de semana tenha proporcionado uma leve melhora, o aplicativo Selva continua mostrando índices de qualidade do ar entre “ruim” e “muito ruim” em todas as estações de Manaus.

No interior do estado, a situação é ainda mais crítica. Humaitá, Apuí e Nova Aripuanã registraram níveis de poluição que classificam a qualidade do ar como “péssima”, com índices que chegaram a 323, 257 e 152 pontos, respectivamente.

Riscos à saúde

A alergista Nádia Betti alerta para os riscos à saúde, especialmente para idosos, crianças e pessoas com comorbidades.

“Nos dias de maior poluição, indivíduos com problemas pulmonares, como asma, doenças obstrutivas crônicas, ou condições como rinite e conjuntivite, podem sofrer agravamento dos sintomas, como crises de asma, ardência ocular e irritação nas vias aéreas”, explica a médica.

Ela recomenda hidratação constante, o uso de lubrificantes oculares e nasais, e o uso de máscaras quando a qualidade do ar estiver crítica.

Betti também sugere evitar a exposição ao ar livre e, para aqueles que precisam se locomover, manter os vidros do carro fechados e o ar condicionado ligado sem a entrada de ar externo. Para quem pode, a compra de um purificador de ar também é indicada.

Queimadas no Amazonas

Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) mostram que, entre sexta-feira e domingo, foram registrados 706 focos de queimadas no estado do Amazonas, 29 deles na Região Metropolitana de Manaus. Em julho de 2024, o estado bateu recorde de queimadas para o mês, com mais de 4,2 mil registros.

Atualize-se com o Portal Norte, cobrimos as últimas notícias do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Informações com credibilidade para você.

Sair da versão mobile