Os rios da Bacia do Rio Amazonas estão em fase de vazante, apresentando quedas significativas em várias regiões, tendenciando à seca.
Em Tabatinga, o Rio Solimões desce mais de 20 cm por dia. A medição mais recente indica 96 cm, um valor abaixo do esperado neste período do ano.
A pesquisadora em geociências Jussara Cury, portanto, prevê que as cotas mínimas de 2024 serão atingidas ainda neste mês.
“Prevemos isso devido às descidas acentuadas e aos níveis abaixo do normal nos rios do Peru, que alimentam o Solimões”, explica Cury.
Enquanto isso, em Manaus, o Rio Negro desce cerca de 11 cm por dia, mas seus níveis continuam abaixo do normal, com a medição mais recente indicando 24,2 m. Nos primeiros dias da seca, o rio passava a descer diariamente cinco centímetros.
A previsão é que, por essa razão, as mínimas na região de Manaus ocorram em outubro.
Além disso, os rios Branco, em Roraima, Purus, no Acre, e Amazonas também registram baixas semelhantes.
Em Porto Velho, o Rio Madeira experimentou variações devido às chuvas durante a semana, mas voltou a baixar entre quinta (8) e sexta-feira (9), com um nível atual de 2,38 m.
A redução nos níveis do Madeira, que chegou a valores críticos antes do previsto, se deve às chuvas abaixo da média entre novembro de 2023 e abril de 2024.
Essas informações constam no 32º Boletim Hidrológico da Bacia do Amazonas, divulgado pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB).
Portal Norte traz as últimas notícias do Norte do Brasil, cobrindo Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Fique atualizado com nosso conteúdo confiável.