O presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, concedeu entrevista à Rádio Norte FM na manhã desta quarta-feira (11) e falou sobre medidas de combate aos incêndios criminosos.
Na última segunda (10), Lula esteve no Amazonas para visitar comunidades do interior e anunciar medidas de combate aos efeitos da seca e dos incêndios na região.
Durante a entrevista à Rádio Norte FM, o presidente da República afirmou que o combate ao crime organizado e às queimadas são prioridades da gestão, ao falar sobre a crise humanitária no povo Yanomami.
“A Polícia Federal fez 17 ações de combate ao financiamento ilegal de garimpo Yanomami com prisões, mandato de busca e bloqueio de recursos porque financiavam o garimpo ilegal. E há 52 inquéritos abertos contra incêndios crimonosos. Estamos fazendo aquilo que é necessário fazer”, declara Lula.
Além desta fala, no que diz respeito ao combate às queimadas e incêndios na Amazônia, Lula também anunciou que vai enviar uma Medida Provisória sobre emergência climática ao Congresso.
Afirmou também que vai criar um centro de operação policial internacional, com sede em Manaus, para ajudar no combate a estes crimes. (saiba mais aqui)
O Portal Norte é sua fonte de notícias para Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Informações atualizadas diariamente.