Moradores das redondezas do Rio Solimões registraram, em vídeo, “grandes” ondas provocadas pelo fenômeno de “terras caídas”. As imagens mostram pessoas, em embarcações, impressionadas com a manifestação.
O caso aconteceu nas proximidades de Alvarães, a 531 km de Manaus, e mostra o fenômeno, que é comum durante a seca na Amazônia. As imagens começaram a circular neste domingo (15).
Ondas no Rio Solimões: saiba o porquê
As “terras caídas” provocaram as ondas no Rio Solimões. O fenômeno ocorre quando a água atua sobre as margens dos rios, causando erosão e formando extensas cavernas subterrâneas.
Eventualmente, essas cavernas desabam, provocando a queda do terreno e o colapso da margem do rio.
Esse fenômeno é comum durante a seca na Amazônia e pode gerar grandes ondas e deslizamentos que afetam as áreas ribeirinhas.
Seca no Amazonas em 2024
Uma estimativa, apresentada em maio de 2024, sinaliza que atual seca afetará aproximadamente 600 mil pessoas, cerca de 15% da população do estado.
Para enfrentar a estiagem, o Governo Federal fez a dragagem dos rios e implementou um píer provisório em Itacoatiara como uma solução logística.
Dragagem de rios: É o processo de remoção de sedimentos do leito dos rios para melhorar a navegação e evitar encalhes. Existem quatro tipos:
- Implantação/Aprofundamento: Para permitir a entrada de navios maiores.
- Manutenção: Para preservar a profundidade e navegabilidade.
- Mineração: Para extração de minerais com valor econômico.
- Recuperação Ambiental: Para limpar áreas contaminadas e reduzir a suspensão de materiais.
Seu ponto de acesso para notícias no Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia é o Portal Norte. Informações atualizadas e de confiança.