Manaus quebra, pelo segundo dia consecutivo, o recorde de calor para 2024. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura máxima do dia foi 39 ºC nesta quarta-feira (18).

Ainda na última terça (17), o Inmet registrou 38,4 ºC, que havia sido o recorde do ano. A temperatura mais alta já registrada na capital do Amazonas, no entanto, foi 39,2 ºC, em 2 de outubro de 2023.

A tempratura desta quarta igualou a segunda mais quente da história, que havia sido registrada em 21 de agosto de 2015.

O calor intenso fez com que Manaus alcançasse o recorde de consumo de energia elétrica nesta semana. Segundo a Amazonas Energia, Manaus consumiu 1.819 Megawatts na última segunda-feira (16), contra os 1.731 Megawatts consumidos em outubro de 2023.

Recorde de calor e aumento de incêndios

Manaus registrou diversos incêndios, em especial o que atingiu a área da “Bola da Gilette”, na Zona Leste e o quarto dia do fogo que se alastra pela comunidade Coliseu 2, na mesma região.

A região metropolitana, em especial o município de Manacapuru, também enfrentam aumentos expressivos nos focos de incêndio. Ao longo da rodovia Manoel Urbano (AM-070), um incêndio de grandes proporções foi registrado e contribui para a fumaça que toma diversas cidades.

O Portal Norte é sua fonte de notícias para Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Informações atualizadas diariamente.