Ícone do site Portal Norte

Mortes no trânsito em Manaus sobem 17% em 2024, diz IMMU

mortes trânsito manaus-capa

O Brasil ocupa a terceira posição no ranking global de mortes por acidentes de trânsito - Foto: Divulgação/Manaustrans/Redes sociais.

Em um período de nove meses, o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) registrou mais de 215 mortes em acidentes de trânsito em Manaus. A maioria das fatalidades envolve motocicletas.

Os números, coletados entre janeiro e início de setembro de 2024, indicam um aumento de 17% em relação ao mesmo período de 2023.

Os dados revelam que, no primeiro semestre de 2024, o número de mortes em acidentes já ultrapassa o total de 2023. Enquanto no ano passado foram registradas 125 fatalidades, de janeiro a junho deste ano, 160 pessoas morreram em acidentes.

Em 2023, Manaus registrou 2.914 acidentes, enquanto o primeiro semestre de 2024 contabilizou 1.594 ocorrências, de acordo com o IMMU.

Por fim, no último domingo (22), um motorista atropelou e matou dois trabalhadores que estavam em uma motocicleta. O acidente ocorreu na Avenida Brasil, no bairro Compensa, zona oeste de Manaus.

Ranking de mortes no trânsito no Brasil

O Brasil ocupa a terceira posição no ranking global de mortes por acidentes de trânsito, conforme o relatório “Status Report on Road Safety” da Organização Mundial da Saúde (OMS). As mortes relacionadas a acidentes veiculares são a oitava principal causa de óbito no país.

Um relatório recente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) destaca que as questões comportamentais, como a falta de manutenção dos veículos, são fatores cruciais para a alta taxa de mortalidade.

O documento, que analisa a primeira década de ações para a segurança no trânsito no Brasil, aponta que entre 2010 e 2019, as causas mais frequentes de acidentes foram:

Juntas, essas causas comportamentais representam 65,8% dos acidentes. Além disso, o relatório destaca que as condições dos veículos foram a quinta principal causa de mortes, com 4,5% dos casos.

Portal Norte, a sua referência em notícias do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Informações atualizadas e confiáveis para você.

Sair da versão mobile