Ícone do site Portal Norte

Hidromel Amazônico conquista o paladar europeu e brilha no mercado alemão

Hidromel Amazônico conquista o paladar europeu

Hidromel Amazônico conquista o paladar europeu - Foto: Reprodução/Instagram@Hidromel Recanto das Abelhas

O hidromel, uma bebida milenar feita à base de água, mel e fermento, está ganhando destaque no cenário internacional, especialmente na Alemanha, onde o sabor exótico do hidromel amazônico tem conquistado os paladares mais exigentes. 

Produzido a partir de mel de flores nativas da Amazônia e ingredientes únicos, esse néctar tem se destacado pela sua qualidade e autenticidade. Uma empresa de Belém (PA) se especializou em produzir a bebida dos vikings.

Origem da bebida hidromel amazônico

A Hidromel Uruçum da Amazônia foi fundada em 2019 pela engenheira de produção Ana Lídia Zoni Ribeiro, que identificou uma oportunidade de negócios por meio da meliponicultura de pequenos produtores paraenses.

Em busca de expandir o mercado, Ana Lidia participou do Programa de Qualificação para Exportação (Peiex) da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), o que foi fundamental para internacionalização da empresa.

A engenheira e empreendedora explica que a ideia do negócio surgiu quando ela identificou que o mel de abelhas-sem-ferrão, apesar de ter uma excelente qualidade, possui 40% mais de água e um teor de acidez mais alto que o mel tradicional, o que descaracteriza no padrão da legislação brasileira.

Hidromel Amazônico – Foto: Reprodução/Instagram@Hidromel Recanto das Abelhas

O sucesso no mercado Alemão

A CEO do Hidromel Uruçun da Amazônia conta que durante as aulas do Peiex chegou a conclusão com a equipe da Apex que a Alemanha seria o mercado alvo das exportações.

Na mesma época, por conscidência um turista alemão experimentou o Hidromel Uruçun em um dos pontos de venda em Belém e ficou apaixonado pela bebida.

Após tratativas entramos no mercado alemão com exportação da bebida da Alemanha o parceiro exporta o Hidromel para toda a Europa, mas a internacionalização da bebida não parou em 2023 a empresa conseguiu conquistar o mercado da áfrica do Sul, e em 2024, fechou contrato com distribuidores do Panamá, Índia e Portugal.

O sucesso do hidromel amazônico na Alemanha não apenas destaca a riqueza cultural e gastronômica do Brasil, mas também fortalece a economia local e promove a sustentabilidade na produção de alimentos. Assim, essa bebida milenar continua a escrever sua história, agora com um sabor especial do coração da Amazônia.

Feira de cachaça no Brasil

Organizado pelo Instituto Brasileiro de de Integração (IBI), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, o evento conta com vários expositores, palestras, aulas de coquetelaria, entre outros.

Portal Norte conecta você às notícias mais recentes do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Conteúdo confiável e em tempo real.

Sair da versão mobile