O avião que caiu na rodovia BR-319 nas proximidades de Humaitá, no Amazonas, invadiu o Brasil e foi perseguido por caças da Força Aérea, na última quinta-feira (26).
A confirmação foi da própria FAB, nesta sexta-feira (27). Inicialmente, acreditava-se que o avião teria caído, mas ele foi interceptado e fez um pouso forçado na rodovia.
“Sob a coordenação do Comando de Operações Aeroespaciais, caças A-29 Super Tucano foram acionados imediatamente ao identificar a movimentação criminosa pelo radar do Sistema de Defesa Aérea Brasileiro, interceptando a aeronave às 16h (horário de Brasília)”, afirma a Força Aérea.
Criminosos sobreviveram e fugiram
O caso chamou atenção pela falta de identificação de vítimas no local. A FAB, no entanto, esclarece que “os criminosos adotaram manobras desesperadas com a aeronave e realizaram um pouso forçado nas proximidades de Humaitá. Em solo, em razão de apagar rastros, incendiaram o avião e fugiram às pressas”.
O avião, de modelo Cessna 210 sem matrícula e plano de voo, invadiu o Brasil próximo da fronteira com o Peru. Nas imagens, é possível ver a perseguição no espaço aéreo.
A interceptação da aeronave aconteceu como parte da Operação Ostium, do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras.
Fique informado com o Portal Norte, seu portal de notícias para Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Notícias precisas e atualizadas.