Imagens do satélite Sentinela 2, divulgadas pelo Copernicus, do Programa de Observação Terrestre da União Europeia, mostram os efeitos devastadores da seca no Lago Tefé, no interior do Amazonas.
Localizada ao longo do rio Solimões, Tefé é uma das 62 cidades do estado que estão em situação de emergência por conta da seca. Ao todo, mais de 560 mil pessoas já são impactadas negativamente.
O Lago Tefé ficou famoso pelo triste evento da morte de mais de 150 botos, na seca histórica de 2023. Este ano, o local também apresenta um cenário crítico para estes animais, com consequências graves a curto, médio e longo prazo.
Na imagem de satélite, que data do dia 24 de setembro, mas foi divulgada apenas nesta segunda-feira (30), é possível ver a vegetação representada pelos tons mais fortes de vermelho, enquanto o tom azulado em escassez representa o curso do lago na seca que atinge o Amazonas.
O Lago Tefé, que chega a medir 5 metros de profundidade, atualmente está abaixo de 1 metro. A região do Médio Solimões, inclusive, estava a 0,01m do menor nível já registrado na história, de acordo com dados do último domingo (29).
O Portal Norte é sua fonte de notícias para Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Informações atualizadas diariamente.