Uma visita de campanha eleitoral em uma comunidade do município de Caapiranga, a 134 quilômetros de Manaus, terminou em confusão com tiros disparados para o alto e pessoas agredidas na noite de terça-feira (1°).
Vídeo que circula nas redes sociais mostra apoiadores do candidato à Prefeitura de Caapiranga, Francimar Ramos (MDB), reunidos na comunidade São Geraldo II, quando homens invadem o local. Um deles saca uma arma e aponta contra os apoiadores de Francimar. Em seguida, atira para o alto.
Em nota, a coligação “Aliança pelo Progresso de Caapiranga”, liderada por Francimar Ramalho (MDB), acusa o atual prefeito do município Caapiranga, Francisco Andrade Braz (União Brasil), conhecido como Tico Braz, e seu sobrinho Matulinho Braz, de orquestrar o ataque.
Conforme a coligação, outros apoiadores de Tico Braz também estavam armados e teriam agredido verbal e fisicamente as pessoas que participavam da campanha de Francimar Ramos.
“Cercados por homens armados, os apoiadores de Francimar foram agredidos verbal e fisicamente, resultando em ferimentos graves, inclusive uma mulher desmaiada. O comportamento hostil, incluindo gestos obscenos e provocações, foi incentivado pelo prefeito e seu sobrinho, que debocharam das vítimas”, diz a nota.
A nota também ressalta que considera o episódio “antidemocrático” e um “desespero diante da iminente derrota de Matulinho”.
“Francimar reafirma seu compromisso com uma campanha pacífica e solicita que a Justiça Eleitoral tome providências severas contra os responsáveis, destacando que a população de Caapiranga anseia por paz e melhorias”, conclui a nota.