Ícone do site Portal Norte

Secretários do Amazonas são exonerados após reunião suspeita para favorecer candidata em Parintins

Secretarios-exonerados-Amazonas

Wilson Lima exonera secretários - Foto: Reprodução

O Governo do Amazonas anunciou, na tarde desta quarta-feira (2), a exoneração de três secretários. A decisão veio logo após um vídeo vazado mostrar o trio e outras autoridades conversando sobre usar a máquina pública para favorecer a candidata à Prefeitura de Parintins, Brena Dianná (União Brasil).

O governador Wilson Lima (União Brasil) exonerou Fabrício Rogério Cyrino Barbosa e Marcos Apolo Muniz de Araújo, respectivamente Secretários de Estado de Administração e de Cultura e Economia Criativa. 

Além deles, Armando Silva do Valle também foi destituído do cargo de diretor-presidente da Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama).

Investigações

Uma reunião realizada em Parintins, envolvendo secretários do governo do Amazonas, levantou suspeitas de uso da máquina pública para beneficiar a candidatura de Brena Dianná (União Brasil) nas eleições municipais de 2024.

O Ministério Público do Amazonas (MPAM) abriu um inquérito para investigar possíveis irregularidades, após a divulgação de um vídeo em que agentes públicos, incluindo três secretários de Estado, são vistos discutindo estratégias ilegais para influenciar o resultado eleitoral. Entre os presentes na reunião estavam Fabrício Cyrino (Secretaria de Administração), Flávio Antony (Casa Civil) e Marcos Apolo Muniz (Cultura).

A gravação, que inclui diálogos sobre o uso de força policial para intimidar eleitores e realizar operações contra adversários políticos, levou o MPAM a recomendar a exoneração de policiais militares envolvidos no esquema. As autoridades estaduais e a Procuradoria-Geral da República foram notificadas, e o caso está sendo investigado tanto por possíveis violações eleitorais quanto criminais

Sair da versão mobile