O Hospital e Pronto Socorro 28 de Agosto, localizado na zona Centro-Sul de Manaus, sofreu, nesta quinta-feira (3), uma interrupção de energia elétrica, causando transtornos para os pacientes.
De acordo com relatos, a sala vermelha, local de pronto-socorro que atende pacientes graves, não estava funcionando, e tanto o centro cirúrgico quanto a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ficaram na escuridão.
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) informou que a causa da interrupção foi o rompimento de uma tubulação da rede de distribuição de água, que danificou as instalações elétricas subterrâneas do hospital. O fornecimento de energia já foi restabelecido e os atendimentos foram retomados.
“Como medida de segurança, a SES transferiu seis pacientes mais graves para outros hospitais da capital, que estão prontos para receber mais pacientes, se necessário. Técnicos da secretaria estão trabalhando na recuperação total das instalações elétricas danificadas”, afirma a nota da SES.
A Amazonas Energia esclareceu, em nota, que a interrupção no fornecimento não foi ocasionada por problemas na rede de distribuição, mas sim por questões internas do próprio hospital.
Veja nota da Amazonas Energia: