Na manhã desta segunda-feira (7), um homem ainda não identificado foi preso após atear fogo em um apartamento localizado na Rua 32, no bairro Japiim, Zona Sul de Manaus.
Conforme informações da população, o homem estaria supostamente alcoolizado e teria incendiado a residência. Ninguém ficou ferido.
A Polícia Militar foi acionada para conter o homem, que estava muito alterado, e o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Amazonas (CBMAM) foi chamado para controlar as chamas.
Macaco é reanimado após tentar fugir de incêndio em Manaus
Uma cena chocante viralizou em Manaus: um macaco precisou passar por reanimação ao sofrer uma descarga elétrica durante a fuga de um incêndio. O caso aconteceu na última quarta-feira (4).
O Corpo de Bombeiros do Amazonas (CBMAM) atendeu o animalzinho, que estava nas mediações do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa). Em um minuto de massagem cardíaca, o mamífero conseguiu reagir.
Após o resgate, o animal foi devolvido à natureza.
Ele pertence à espécie macaco-de-cheiro, primata da família Cebidae. Ele habita áreas de floresta tropical e subtropical, incluindo partes do estado do Amazonas. Na Amazônia, eles habitam várias regiões, mas a destruição do habitat e o tráfico de animais selvagens ameaçam suas populações.
Queimadas na Amazônia
Em agosto de 2024, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) registrou 38.266 focos de queimada na Amazônia, o maior número desde 2005.
A fumaça dos incêndios afetou várias capitais, incluindo Manaus, Rio Branco e Belo Horizonte, e até cidades da Grande São Paulo e do Sul.
No Acre, a fumaça levou à declaração de estado de emergência em saúde pública e ao cancelamento de eventos. A ONU destaca a importância da Amazônia para a subsistência local e o combate à crise climática.