O piloto de lancha, Luis Fabiano da Silva, de 40 anos, vítima que sobreviveu ao deslizamento na área do Porto de Manacapuru nesta segunda-feira (7), detalhou os momentos de terror em conversa exclusiva ao Grupo Norte de Comunicação (GNC).

“Quando começou arrear a terra, o pessoal entrou em desespero e houve muita gritaria. Eu ainda consegui ligar a lancha e quando fui dar a ré, não funcionou devido o redemoinho com a queda do barranco”, relatou ao jornalista Jean Henson.

Luis também relembra que a lancha naufragou durante a tragédia e ele foi levado para o fundo do rio Solimões. O sobrevivente engoliu água barrenta, sofreu machucados pela cabeça e escoriações pelo corpo.

“Eu estava dentro do rio. Sai do fundo e sobrevivi. Na hora do desabamento, teve um cara que pulou pra dentro da lancha, mas eu não conheço ele”, contou.

Veja declaração do sobrevivente às autoridades do município:

Vítima nadou até a margem do Porto de Manacapuru

O sobrevivente Luis da Silva conseguiu se salvar após chegar na margem com terra firme. Logo em seguida, ele foi socorrido por moradores e levado para o hospital do município.

“Pensaram que eu estava morto, mas graças a Deus estou aqui vivo para contar a história”, declarou emocionado.

A vítima do deslizamento pegou alta e agora segue os cuidados com a saúde ao lado dos familiares após o susto.

Porto de Manacapuru é responsabilidade do Governo

O desabamento que aconteceu no Porto de Manacapuru é de responsabilidade do Governo Federal, segundo a Defesa Civil do Estado do Amazonas.

“Sobre acidente ocorrido no Porto da Terra Preta, sob responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), no município de Manacapuru (distante 68 quilômetros de Manaus), o Governo do Amazonas informa que uma equipe do Corpo de Bombeiros já iniciou o trabalho de mapeamento da área”, declarou o órgão em nota ao Portal Norte.

A medida é para resgate de possíveis vítimas, além de uma equipe que está sendo deslocada para o município a fim de reforçar as buscas, com o auxílio de mergulhadores e especialistas em salvamento em estruturas colapsadas.