Um debate dinâmico, com quadros puxando para nomes regionais e que fuja do lugar comum. Essa é a aposta da TV Norte Amazonas para o confronto do segundo turno entre os candidatos à prefeitura de Manaus, David Almeida (Avante), e Capitão Alberto Neto (PL). O debate será dia 9 de outubro, a partir das 17h30 de Manaus, com transmissão pela TV Norte Amazonas/SBT, pelo Youtube e Facebook.
Assessores dos dois candidatos estiveram na sede da TV Norte, em Manaus, no Bairro Nossa Senhora das Graças, discutindo as regras do debate. Os dois lados foram unânimes em elogiar a dinâmica prevista para o confronto, que vai durar uma hora e 15 minutos. Mais cedo, a TV Norte havia recebido David Almeida e Alberto Neto para uma entrevista no programa Povo na TV.
“Na pele”, “balaio” e “vendendo o peixe”
As regras foram apresentadas pela diretora de jornalismo do Grupo Norte, Ercilene Oliveira. Ela explicou que a ideia é resgatar pontos altos da cobertura do primeiro turno realizada pela emissora afiliada do SBT que foram sucesso na programação.
Entre os destaques, os dois candidatos responderão a perguntas dos ex-candidatos derrotados no primeiro turno; vão resgatar dúvidas da população trazidas pelo quadro “Na Pele”, e também vão responder questões temáticas a partir de elementos que retirarem de um balaio. A ideia é que temas fundamentais como transporte coletivo, educação, saúde, emprego, entre outros sejam abordados de forma dinâmica.
Retratos de políticos também serão apresentados para que sejam formuladas perguntas entre os candidatos. E até os vices serão instados a colaborar. Em um dos blocos, será a vez dos candidatos a vice perguntarem. Por fim, as considerações finais receberão o nome de “venda seu peixe”.
Dinâmicas elogiadas: fora do lugar-comum
Os quadros, os nomes e a preocupação com a regionalização e em sair do lugar-comum mereceram vários elogios das equipes dos candidatos.
“Nós estamos diante de um debate inovador. Estamos ansiosos por participar dele”, disse o assessor de David Almeida, Jack Serafim. Já Camila Medeiros Coelho, assessora do Capitão Alberto Neto, disse que o grupo está feliz em participar da dinâmica: “Temos certeza de que vai ser um sucesso.”
“Queremos promover um debate que repercuta, com dinâmicas criativas, que busquem trazer elementos que o tornem menos cansativo. Queremos que as pessoas fiquem ligadas até o final, principalmente aquelas das classes menos favorecidas”, destacou o diretor-geral do Grupo Norte, Diego Trajano.