Após o desabamento do porto do bairro Terra Preta, no município de Manacapuru, no Amazonas, Autazes e Parintins também ficam em atenção para o fenômeno das “terras caídas”.
Os portos das duas cidades apresentam rachaduras significativas, assim como havia sido registrado em Manacapuru. Na última seguna-feira (8), o deslizamento de terra destruiu barcos, flutuantes e deixou ao menos duas pessoas desaparecidas.
A Defesa Civil do Amazonas já tem conhecimento do alerta para as “terras caídas” em Autazes e Parintins. A corporação afirma que está em contato com os representantes destas cidades para prevenir que a população seja afetada.
Emergência em Parintins
De acordo com o serviço de Prevenção de Desastres do Serviço Geológico do Brasil (SGB), que já previa o desastre em Manacapuru, Parintins tem duas localidades com risco muito alto de deslizamento, além de um com risco alto.
Os três lugares ficam na orla da cidade, nas alturas das ruas Armando Prado, Caetano Prestes e Nakautih. O SGB alerta para a vulnerabilidade ao fenômeno das “terras caídas” nestes locais.
Emergência em Autazes
Enquanto isso, em Autazes, a Defesa Civil afirma que está em contato com as autoridades locais para colaborar nas medidas necessárias e oferecer apoio técnico.
“O coordenador municipal informou também que está reunido neste momento com o Prefeito e o Secretário de Obras para realizar uma vistoria no local”, afirma.