O Governo Federal enviou uma equipe do Grupo de Apoio a Desastres (Gade) da Defesa Civil Nacional para ajudar a população de Manacapuru (AM).
Na tarde de segunda-feira (7), um deslizamento de terra abriu uma cratera na orla do município, atingindo parte do Porto da Terra Preta.
A Defesa Civil Nacional informou que a equipe já estava em Manaus desde a semana passada, ajudando no gerenciamento de desastres causados pela seca e por incêndios no estado.
Angélica Rupniewsk, coordenadora de Operações do Centro Nacional de Monitoramento de Riscos e Desastres (Cenad), declarou que a equipe foi mobilizada para o local do deslizamento. “São profissionais das defesas civis do Rio Grande do Norte e do Distrito Federal que vão poder dar esse apoio inicial,” explicou.
Além disso, o Corpo de Bombeiros está mapeando a área, utilizando mergulhadores e especialistas em estruturas colapsadas. De acordo com a corporação, a operação de resgate segue intensiva.
Até o momento, segundo a Polícia Civil ao menos duas pessoas estão desaparecidas e sete pessoas ficaram feridas.
Desaparecidos
Nesta terça-feira (8), a Prefeitura de Manacapuru atualizou a lista de desaparecidos:
- Carlos Anderson
- Israel Meireles
- Letícia Correia de Queiroz
- Bruno, servidor de limpeza urbana
- Isaque Fernandes Gomes
- Jorge Facondi
Por fim, o órgão solicita que parentes de possíveis desaparecidos liguem para o número (92) 99383-1184.
Há quase um ano, em 11 de outubro de 2023, um deslizamento de terra atingiu parte do porto de embarque e desembarque de mercadorias em Manacapuru, Amazonas.
Uma pessoa desapareceu na região de Terra Preta, segundo a Defesa Civil.