O debate político da TV Norte Amazonas com a presença dos candidatos David Almeida (Avante) e Alberto Neto (PL) na disputa pela Prefeitura de Manaus, provocou um efeito digital mensurado pelo Google Trends, ferramenta que mede tendências de busca, na quarta-feira (9).

Debate da TV Norte para a prefeitura de Manaus, entre David Almeida e Alberto Neto, provocou picos de buscas no Google no Amazonas. Foto: Emerson Olliver

Temas como ‘IPTU‘, ‘corrupção Manaus‘ foram alguns dos procurados pelos internautas que acompanharam os dois candidatos ao cargo de prefeito no confronto pelo 2º turno. Os dados correspondem ao recorte regional do estado do Amazonas.

“Se você for olhar as combinações das palavras que foram buscadas têm exatamente a ver com que as pessoas estavam assistindo em tempo real”, comenta Maria Luiza Borges, diretora de negócios digitais do Grupo Norte de Comunicação (GNC).

David Almeida, atual Prefeito de Manaus, teve assuntos específicos que foram procurados após provocação de Alberto Neto sobre ‘corrupção Manaus’. A frase teve um pico de mais de 1 mil buscas pelo período de 1 hora simultaneamente enquanto ocorria o debate.

Outros temas do debate também foram pesquisados

No momento do debate os usuários da internet no Amazonas também pesquisavam temas nacionais e internacionais sobre clubes de futebol, furacão Milton e outros conteúdos de grande procura. Nesse meio, estavam temas pautados pelo debate político da TV Norte.

Entre as palavras também digitadas na internet por manauaras, estavam:

  • dipirona;
  • viaduto Rei Pelé;
  • emendas Alberto Neto.

“As pessoas fizeram isso quase imediatamente, usando o celular como uma segunda tela, a ponto do movimento ser detectado no Google Trends, com tendência de crescimento de algumas buscas bem específicas no Amazonas como IPTU, corrupção Manaus, mandato Alberto Neto, o nome da candidata a vice-prefeita, entre outros”, ressalta Maria Luiza.

A palavra IPTU foi citada em dois momentos do debate político. A primeira quando Alberto Neto acusa David de aumentar o imposto na capital, assemelhando aos aumentos fiscais do Governo Lula. No Trends, o aumento repentino alcançou mais de 250% no Amazonas no período de transmissão do debate.

Participação dos candidatos a vice, Renato Júnior e Maria do Carmo, chamou muita atenção com o tema IPTU. Foto: Emerson Olliver

Quem também aparece nas pesquisas relacionadas é a vice de Alberto Neto, Maria do Carmo, com mais de 600% de pico. O candidato a vice do prefeito David Almeida, Renato Júnior, acusou Maria de não pagar IPTU a Manaus.

Confira as buscas sobre IPTU na hora do debate

O debate provocou o fenômeno de busca orgânica detectado nas buscas do Google com efeito digital.