A moda indígena amazonense ganhou destaque nas passarelas internacionais. Peças produzidas por artesãs locais chamaram atenção nas semanas de moda de Nova York e Milão.
As criações integram a coleção “Muiraquitã”, do estilista Maurício Duarte. O estilista amazonense é originário do povo Kaixana e as peças foram confeccionadas a partir de fibras de tucum e outros materiais naturais da Amazônia, como buriti e escamas de pirarucu.
Em setembro, Maurício Duarte estreou a coleção em Nova York e, logo depois, apresentou suas peças em Milão, onde a modelo Naomi Campbell usou uma faixa de arumã, outro material típico do artesanato indígena.
O estilista destacou o significado da coleção, que busca promover o Brasil e a Amazônia, valorizando a moda autoral e as tradições dos povos indígenas.
Vejas fotos de modelos com as peças indígenas:
Moda indígena é feita por artesãs amazonenses
As peças foram desenvolvidas por artesãos de associações indígenas como a AMARN e AMISM.
A coleção “Muiraquitã” é fruto de uma parceria com o projeto “Parentas que Fazem”, que é apoiado pela Fundação Amazônia Sustentável (FAS) e Google.org.
O projeto visa integrar saberes ancestrais à produção contemporânea de moda, incentivando a colaboração entre estilistas e artesãs indígenas.