O vídeo de um motociclista em Manaus viralizou nas redes sociais após sua tentativa frustrada em fazer manobra arriscada. Nas imagens, o jovem aparece confiante, sem prever o mega tombo que lhe deixou de cara no asfalto.

A cena é repleta de negligências por parte do condutor. Além do ato de “empinar” a motocicleta, considerado infração gravíssima, o motociclista ainda a executa sem nenhum tipo de proteção obrigatória, como o capacete.

Conforme vídeo, que viralizou nas redes sociais, o rapaz perde o controle do veículo e cai na rua. Ademais, por conta da alta velocidade, a motocicleta ainda percorre alguns metros sem o condutor por conta da alta velocidade, agravando os riscos.

Assista trecho viral:

É crime “empinar” motocicleta?

A prática de empinar a moto, também conhecida como “dar grau”, não é necessariamente um crime, mas pode ser caracterizada como tal dependendo das circunstâncias. Segundo o advogado Ygor Sampaio, ao Jusbrasil, é necessário considerar alguns fatores.

O artigo 308 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) define omo crime participar de corridas ou demonstrações não autorizadas de manobras de veículos que gerem risco à segurança pública.

Considerando o que diz o CTB, a responsabilização penal ocorre apenas se houver comprovação do perigo de dano. O delito pode ocasionar, dependendo do caso, em uma multa e suspensão do direito de dirigir.