Moradores de Manaus foram pegos de surpresa com uma forte tempestade que atingiu a cidade na noite de sábado (12) e madrugada deste domingo (13).

Através de postagens nas redes sociais diversos manauaras registraram a mudança no clima, enquanto pessoas que caminhavam pelo calçadão da Ponta Negra enfrentaram ventos fortes. Confira:

“Levantei da cama pra ver oq era essa barulheira fora de casa, olhei pela janela e todos os fios da rua tavam girando batendo nos telhados fazendo uns estrondo”, escreveu um internauta.

Queda de árvores e falta de energia em vários bairros

A forte ventania e a chuva resultaram na queda de árvores e interrupção no fornecimento de energia elétrica em diferentes pontos de Manaus.

Moradores dos bairros Dom Pedro, na Zona Oeste, Parque 10, na Zona Centro-Sul, e também no Centro, relataram os danos.

Além disso, regiões como Aparecida, na Zona Sul, e novamente o Parque 10, sofreram com a falta de energia durante a madrugada. Diversos vídeos registraram os prejuízos causados pela tempestade.

Chuvas intensas devem continuar nos próximos meses

O Brasil, especialmente a região Norte, vive uma expectativa de alívio com a previsão do maior volume de chuvas dos últimos seis meses.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), após um longo período de seca severa, principalmente no Amazonas, as precipitações devem ajudar a reabastecer os reservatórios e melhorar a crise hídrica.

Desde o início de outubro, as chuvas já começaram a aumentar em áreas como Paraná, oeste do Amazonas e Acre. Especialistas apontam que uma nova frente fria pode intensificar o volume de chuvas nas próximas semanas, contribuindo para reduzir os efeitos da seca.

A previsão para novembro também é otimista, com o aumento das chuvas previsto para regiões do Norte, como Roraima e o sul do Pará.

No Centro-Oeste e Sudeste, as precipitações também devem ganhar força, o que pode aliviar a situação crítica de seca enfrentada por diversas partes do país.