A partir desta sexta-feira (18), o pré-cadastro do programa “Amazonas Meu Lar” reabre, com foco na linha de atendimento Subsídio Entrada do meu Lar. A principal novidade é que o sistema permanecerá aberto de forma permanente.

Conforme informações do secretário da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), Marcellus Campêlo, o subsídio tem como objetivo auxiliar no pagamento da entrada do financiamento de unidades habitacionais.

“É destinado às famílias que estão interessadas em financiar um imóvel pelo programa Minha Casa, Minha Vida, na linha de fundo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS)”, disse.

A reabertura do sistema visa tanto novos pré-cadastros quanto aqueles já cadastrados que desejam optar pelo subsídio ou outra linha de atendimento. Contudo, para ambas as situações, é necessário que os usuários indiquem a linha de atendimento desejada.

Auxílio

O interessado no subsídio estadual pode consultar os empreendimentos credenciados pelo programa “Amazonas Meu Lar” e entrar em contato diretamente com a empresa responsável para passar pela avaliação financeira e de crédito.

“Se o financiamento for aprovado e a pessoa atender aos critérios do Amazonas Meu Lar, ela terá direito a um valor que auxiliará no pagamento da entrada”, afirma Campêlo.

Os valores do subsídio estadual variam de acordo com a faixa de renda familiar:

  • R$ 35 mil para famílias da faixa 1, com renda mensal bruta de até R$ 2.850,00;
  • R$ 30 mil para a faixa 2, com renda de R$ 2.850,01 a R$ 4.700,00; e
  • R$ 20 mil para a faixa 3, com renda de R$ 4.700,01 a R$ 8.000,00.

Ademais, os interessados podem realizar o pré-cadastro pelo site oficial do programa ou pelo aplicativo “SASI”, disponível para download em dispositivos móveis. O site também disponibiliza informações sobre os empreendimentos credenciados.

Acesso à linha de subsídio

O secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), Fausto dos Santos Júnior, ressaltou a importância de seguir as etapas para acessar a linha de subsídio habitacional. Ele explicou que, para ser considerado “selecionado”, o interessado deve primeiro ter o crédito aprovado.

O processo inicia-se com o cadastro no programa Amazonas Meu Lar. Em seguida, o interessado deve escolher um empreendimento credenciado e obter a aprovação do crédito para financiar um imóvel.

Após a aprovação, a empresa responsável pelo empreendimento realizará os trâmites necessários para solicitar o Certificado de Subsídio. Essa solicitação inclui uma análise da equipe social da Superintendência Estadual de Habitação (Suhab) e da Sedurb.

Se aprovado nessa fase, o status do interessado mudará para “cadastrado” e “elegível” na linha de atendimento “Subsídio Entrada do Meu Lar”. Uma vez aprovado, o beneficiário receberá o Certificado e deverá apresentá-lo ao agente financeiro durante o processo de financiamento do imóvel.

Por fim, o certificado é válido por 30 dias, durante os quais o beneficiário deve concluir a negociação da unidade habitacional. Além disso, se necessário, o interessado pode renovar o certificado por um prazo máximo de 10 dias. Posteriormente, a validade do documento terminará.