O navio-draga Hopper Lindway iniciará na próxima segunda-feira (21) a dragagem em pontos críticos para a navegação no rio Amazonas. O trecho abrange da foz do rio Madeira até a comunidade da Costa do Tabocal, localizada no município de Itacoatiara, na Região Metropolitana de Manaus.

A embarcação chegou a Manaus no dia 12 de outubro. Depois de passar por inspeções de órgãos federais e obter as licenças necessárias, ela deixou a cidade para realizar o serviço de dragagem em um trecho de aproximadamente 200 quilômetros.

O prazo para a conclusão do serviço é de até 45 dias, conforme estabelecido no contrato firmado entre o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e a empresa DT Engenharia.

Dragagem pelo Hopper Lindway

O Hopper Lindway se especializa em dragagem de rios e demonstra especial eficácia em áreas como os rios Amazonas e Madeira, no Amazonas.

Essa draga remove sedimentos do fundo do rio, mantém a profundidade ideal para a navegação e evita problemas como o assoreamento. A condição pode prejudicar o transporte fluvial e aumentar o risco de enchentes.

A operação da draga é eficiente, utilizando bombas potentes para aspirar areia, lama e outros detritos, que são armazenados em um compartimento interno, chamado “hopper”.

Após a coleta, os profissionais podem descartar os sedimentos em áreas previamente designadas ou utilizá-los em aterros e na recuperação de áreas degradadas. Outra opção é despejar os sedimentos em áreas mais profundas do próprio rio.

Uma das vantagens dessa draga é a capacidade de operar em movimento, permitindo que continue dragando enquanto navega, otimizando o processo e cobrindo áreas maiores em menos tempo.

Nos rios Amazonas e Madeira, onde o ciclo de cheias e secas é intenso, a dragagem é crucial para manter as vias navegáveis. Ademais, isso é especialmente importante durante a estiagem, como ocorre agora.

O trabalho da embarcação, tanto preventivo quanto corretivo, é fundamental para garantir a segurança da navegação e o desenvolvimento econômico da região.

Por fim, o trabalho facilita o escoamento de mercadorias e melhora a conectividade do Amazonas e do Polo Industrial de Manaus com o restante do país e do mundo.