O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo para o Amazonas para chuvas e ventos intensos nesta quarta-feira (23) e também para a quinta-feira (24).
Além do Amazonas, o alerta também serve para outros Estados do Norte, como Rondônia e Tocantins, e também para região do Centro-Oeste, como Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. No Sudeste, o aleta também é para São Paulo e Minas Gerais.
De acordo com o Instituto, a chuva é entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, além de ventos intensos que podem variam entre 40 a 60 km/h. Os riscos apontados são queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas, mas há baixo risco de corte de energia elétrica.
A área do Amazonas afetada pelas chuvas e ventos intensos é o Sul Amazonense. Em Rondônia, o leste do Estado será afetado, enquanto em Tocantins, o clima perigoso chega na parte ocidental e em Madeira-Guaporé.
O que significa alerta amarelo do Inmet?
O alerta amarelo significa uma situação metereológica de perigo potencial. É necessário cuidado na prática de atividades sujeitas a riscos de caráter meteorológico.
Dessa forma, é necessário ficar atento à previsão do tempo e evitar correr riscos desnecessários.