Familiares e amigos do jogador de futebol Romário Cavalcante, de 24 anos, encontrado morto na manhã desta terça-feira (29) no Rio Negro, próximo à orla do bairro São Raimundo, Zona Oeste de Manaus, realizaram uma manifestação para pedir justiça. Eles afirmam que, antes de desaparecer nas águas, Romário foi alvo de disparos efetuados supostamente por policiais militares durante uma abordagem na noite de segunda-feira (28).
Muito emocionado, o pai de Romário concedeu uma entrevista à TV Norte Amazonas, onde falou sobre o jovem, a quem descreveu como trabalhador e disse que “não merecia morrer dessa forma”.
“Meu filho trabalhava comigo na loja de vidraçaria. Eu quero justiça pela morte do meu filho, apenas isso. Meu filho era nota dez. Nossa família está arrasada. Eu estou aqui, mas estou morto por dentro”, declarou o pai, expressando sua dor.
Ainda conforme o pai de Romário, ele informou que os policiais desceram atirando e, nesse momento, a vítima estava conversando com os meninos quando foi surpreendido pelos policiais.
“Quando desci para procurar meu filho, os policiais foram muito grosseiros e disseram que, se eu não saísse de lá, eles iriam me enquadrar. Passamos a noite toda procurando por ele, mas não o encontramos. Foi só na manhã de hoje que o Corpo de Bombeiros me chamou à base para reconhecer o corpo. Vi que havia uma marca de tiro nas costas do meu filho. Eu peço justiça pela vida dele, porque ele não era bandido”, desabafou o pai da vítima.
Posicionamento da Policia Militar do Amazonas
O Portal Norte também entrou em contato com a Polícia Militar para obter mais detalhes sobre o desaparecimento de Romário e sobre os disparos que teriam sido efetuados, supostamente, por policiais.
Em nota, a Polícia Militar informou que uma investigação interna vai ser aberta para apurar as circunstâncias do ocorrido. A corporação esclareceu que, na noite de segunda-feira, a equipe da 5ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom) recebeu denúncias sobre um grupo suspeito de estar envolvido na venda de drogas na rua Virgílio Ramos, no bairro São Raimundo, e, em resposta, realizou uma operação na área.
Ainda em nota, a PM explicou que os policiais militares envolvidos na abordagem conseguiram prender um homem ao chegarem ao local, enquanto outros dois se jogaram no Rio Negro. Um dos homens foi resgatado posteriormente, mas o terceiro, identificado como Romário, não foi localizado.
Em relação à acusação referente à conduta policial durante a ocorrência, a Polícia Militar reforça que a população pode denunciar qualquer tipo de irregularidade cometida por seus agentes por meio dos canais oficiais do Sistema de Segurança Pública.
Segundo o Corpo de Bombeiros, a corporação foi acionada por familiares de Romário na noite de segunda-feira para realizar buscas pelo corpo do jogador de futebol, mas a operação foi encerrada sem sucesso. Na manhã desta terça, os bombeiros retomaram as buscas e localizaram o corpo da vítima, que foi removido pelo Instituto Médico Legal (IML).