A Polícia Federal indiciou Rubén Dario da Silva Villar, conhecido como “Colômbia”, como sendo o mandante dos assassinatos do indigenista brasileiro Bruno Pereira e do jornalista britânico Dom Phillips, ocorridos em junho de 2022 no Vale do Javari, Amazonas.

A Justiça recebeu o indiciamento na sexta-feira (1°). De acordo com a PF, Rubén é classificado como o único mandante dos assassinatos de Dom e Bruno.

A policia também indiciou outras nove pessoas. Além disso, ele também é alvo de investigações por pesca ilegal e tráfico de drogas.

A investigação aponta que “Colômbia” forneceu os cartuchos utilizados no crime, financiou a organização criminosa e coordenou a ocultação dos corpos das vítimas.

As apurações revelaram que os assassinatos ocorreram por conta das fiscalizações realizadas por Bruno Pereira na região. Após dois anos de investigação, a PF destacou a atuação do crime organizado em Atalaia do Norte, associada à pesca e caça predatórias.

O inquérito da PF no Amazonas evidencia que as ações dos criminosos resultaram em ameaças a servidores de proteção ambiental e comunidades indígenas, além de causar danos socioambientais. Rubén Dario da Silva Villar está preso desde dezembro de 2022.

Relembre o caso

Bruno Pereira e Dom Phillips desapareceram enquanto realizavam uma expedição de investigação na Amazônia.

Eles foram vistos pela última vez no dia 5 de junho, quando passavam pela comunidade de São Rafael, a caminho de Atalaia do Norte. A viagem de 72 quilômetros deveria durar apenas duas horas, mas eles nunca chegaram ao destino.

A Polícia Federal encontrou os restos mortais de Bruno e Dom em 15 de junho. As investigações revelaram que os autores do crime atiraram contra o jornalista e o indigenista. Eles não resistiram e morreram.

De acordo com laudos periciais, Bruno sofreu três disparos — dois no tórax e um na cabeça — enquanto Dom levou um tiro no tórax.

A polícia descobriu os corpos após a confissão do pescador Amarildo da Costa Oliveira, que admitiu seu envolvimento nos crimes e revelou onde havia enterrado os corpos.