Ícone do site Portal Norte

Corpo de homem com sinais de tortura é encontrado na BR-174

Corpo de homem com sinais de tortura é encontrado na BR-174

Corpo de homem com sinais de tortura é encontrado na BR-174 - Foto: Reprodução/ site Urubui

Na manhã deste domingo (3), o corpo de um homem identificado como Carlos Henrique foi encontrado em um trecho da BR-174, na zona rural de Manaus. A vítima apresentava sinais de tortura.

Segundo a polícia, moradores da região acionaram o serviço de emergência para informar sobre um corpo abandonado ao lado de um veículo na rodovia. Ao chegar ao local, a perícia constatou que o homem sofreu 19 disparos de arma de fogo, sendo atingido por oito tiros de pistola 9 mm e onze de calibre 380, além de ter sido queimado enquanto ainda estava vivo.

Carlos Henrique estava na posse de um documento militar falso, o que levantou suspeitas sobre seu envolvimento em atividades ilegais. Próximo ao corpo, foi encontrado um Renault Sandero prata com placa clonada, supostamente utilizado pela vítima.

Vídeos que circulam nas redes sociais mostram Carlos Henrique, antes de ser morto, mencionando um suposto esquema criminoso que envolveria policiais no tráfico de drogas. Carlos Henrique seria responsável pela distribuição de drogas pela cidade e, segundo informações, teria recebido armas e uma identidade falsa para evitar problemas com a polícia, caso fosse parado em blitz.

O Instituto Médico Legal (IML) foi acionado para realizar a remoção do corpo. O caso foi registrado na Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), que conduzirá as investigações.

O Portal Norte entrou em contato com a assessoria de comunicação da Secretaria de Segurança Pública (SSP). Em nota, a SSP negou a veracidade das acusações sobre a suposta participação da polícia em esquemas de tráfico. A nota reafirma o compromisso da secretaria com o combate ao crime e a importância de investigar qualquer alegação que comprometa a integridade das forças de segurança.

Veja a nota:

A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) negou a veracidade das acusações feitas em um vídeo que circula em aplicativos de mensagens, sobre a existência de suposta milícia formada por policiais militares e membros da cúpula da Segurança do Estado. A origem do vídeo e as condições em que ele foi gravado serão investigadas, assim como a identidade da pessoa que aparece na gravação fazendo as acusações. A SSP-AM ressalta que as forças de Segurança têm realizado um forte trabalho de repressão ao tráfico de drogas e ao crime organizado, que já gerou registros de apreensões de entorpecentes nos últimos anos, além de prejuízos e enfraquecimento de organizações criminosas no estado. De janeiro a setembro deste ano já foram apreendidas 37.374 toneladas de drogas, superando todas as apreensões feitas em 2023. De acordo com dados do Ministério da Justiça, o Amazonas lidera o ranking de apreensões de entorpecentes na região Norte, onde mais de 31 toneladas apreendidas durante o primeiro quadrimestre, representam 67% de toda a droga apreendida na região. Com o trabalho também já é possível observar a redução nos índices de criminalidade. O Amazonas fechou o primeiro semestre de 2024 com uma redução de 15,5% no número de crimes de homicídios, enquanto o número geral do país ficou com uma média de 5,5%. Na capital, a redução foi ainda maior, com queda de 23,7%.

Índice de Homicídio no Amazonas

Pela primeira vez na série histórica, o Amazonas apresentou a maior taxa de homicídios estimados da região Norte e a segunda maior do Brasil. As estatísticas oficiais mostram que o Brasil registrou 46.409 homicídios em 2022, uma taxa de 21,7 por 100 mil habitantes, enquanto o Amazonas chegou a impressionantes 42,5.

As informações constam no Atlas da Violência 2024, divulgado em 18 de junho de 2024 pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).

Sair da versão mobile