Uma forte chuva que atingiu diversas regiões de Manaus na tarde desta quarta-feira (6) causou diversos alagamentos e transtornos à população. O vento forte derrubou árvore, gerando dificuldades para moradores e motoristas.
Imagens gravadas pela população mostram a rua São Pedro, localizada no bairro Compensa 1, na zona Oeste de Manaus, completamente alagada. Em um dos vídeos, uma moradora, visivelmente desesperada, pede ajuda.
“Gente, pelo amor de Deus ajudem a gente! Olha como está a rua da nossa casa, tudo alagado. Dentro da minha casa tá tudo molhado, tudo alagado, as coisas estão todas penduradas”, disse a mulher enquanto mostrava os danos em sua residência.
Outro incidente ocorreu na Avenida Brasil, onde uma árvore tombou devido à força do vento, causando transtornos no trânsito. Os motoristas precisaram desviar do tronco caído, o que gerou congestionamento na via.
Previsão do tempo em Manaus e alerta amarelo
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) já havia emitido um alerta amarelo para o estado do Amazonas, indicando o perigo potencial de chuvas intensas, o que se confirmou com a intensidade da tempestade que afetou a capital.
A previsão para Manaus durante toda esta quarta-feira é de tempo instável, com muitas nuvens e pancadas de chuva. Além disso, as chuvas podem ser acompanhadas de trovoadas isoladas durante o dia, causando mais alagamentos e ocorrências em Manaus.
Segundo o Inmet, a capital pode registrar até 50 mm de chuva, além de ventos fortes, com velocidades entre 40 e 60 km/h.
A Defesa Civil e as equipes da Prefeitura de Manaus seguem monitorando a situação e prestando auxílio às áreas mais afetadas chuva.
Chuvas intensas
A tendência é que esse clima de instabilidade se estenda por toda a Região Norte ao longo da semana. Há possibilidade de novas pancadas de chuva, especialmente no centro-oeste do Amazonas, onde as chuvas podem superar os 50 mm e até ultrapassar os 100 mm em algumas áreas.
As chuvas devem atingir principalmente as regiões Centro, Sudoeste, Sul, Norte baixo Amazonas. O Inmet alerta para a possibilidade de acumulados significativos de precipitação, o que pode causar alagamentos e transtornos nas áreas mais suscetíveis.
Além do Amazonas, chuvas fortes devem afetar outros estados da região, como Acre, Rondônia, Tocantins e o sul do Pará. Nas demais áreas da Região Norte, as chuvas ocorrerão de forma mais isolada.