O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para a possibilidade de chuvas intensas em Manaus e em diversas regiões do Amazonas nos próximos dias.
O Inmet informou que grandes volumes de chuva marcarão a semana entre a região central do Brasil e o Amazonas.
Gladiston Silva, secretário executivo da Defesa Civil de Manaus, informou que a capital está em estado de atenção devido a chuvas intensas previstas para hoje (quinta-feira) e o próximo final de semana.
“As equipes da Defesa Civil já estão mobilizadas para atender possíveis ocorrências”, afirmou Gladiston.
Para a primeira quinzena de novembro são esperados acumulados de chuva entre 30 e 150mm em todo o estado. Contudo, na região metropolitana de Manaus, a previsão indica acumulados entre 30 e 50mm.
Orientações
Ele destacou que, durante o período chuvoso, é fundamental que a população siga orientações de segurança para reduzir os riscos de alagamentos e acidentes. Isso porque os fortes ventos podem causar quedas de árvores e postes, além de alagamentos.
Entre as recomendações estão:
Manter portas e janelas bem fechadas; em caso de ventos fortes, granizo ou raios, seguir as orientações específicas para essas situações; ajudar crianças, idosos e pessoas com mobilidade reduzida próximas.
É preciso também evitar contato com água de alagamentos, pois podem estar contaminadas e transmitir doenças. Nunca atravessar ruas alagadas, mesmo de carro, moto ou bicicleta, pois a força da água pode ser perigosa e arrastar pessoas.
O secretário também pediu que os moradores colaborem descartando o lixo apenas nos horários de coleta para evitar que resíduos obstruam os bueiros.
Ele alertou que “esse lixo é arrastado para os bueiros, o que sobrecarrega o sistema de escoamento e causa entupimentos. Essa situação ainda pode gerar outros problemas”.
Em caso de ocorrências como alagamentos, erosões, desabamentos, destelhamentos ou para solicitar vistorias relacionadas às chuvas, os moradores podem acionar a Defesa Civil.
A população pode realizar o contato pelo Disque 199 ou 193. O atendimento é 24 horas, por meio do Centro de Cooperação da Cidade (CCC).
Ocorrências
Na quarta-feira (6), Manaus registros dez ocorrências devido a chuva intensa que atingiu a capital, deixando a população em alerta.
Entre as ocorrências registradas estão dois alagamentos nos bairros Compensa, na zona Oeste, e São José Operário, na zona Leste.
Além disso, o órgão registrou risco de desabamento de um muro no bairro Tancredo Neves, também na zona Leste; e obstrução de um bueiro no bairro Vila da Prata, zona Oeste.