Na última sexta-feira (8), um homem, de 40 anos, foi preso em flagrante por enforcar a ex-mulher, de 20, enquanto ela amamentava um dos quatro filhos do casal, em Tapauá, Amazonas. O ex-companheiro recebeu a apreensão em flagrante pela Polícia Civil do amazonas (PC-AM).

De acordo com a delegada responsável, Kelly Souto, a vítima compareceu a 64° Delegacia Integrada de Polícia logo após o crime para registrar o ocorrido.

“Nós o localizamos do outro lado do rio, onde ele tentava se esconder após os repetidos atos de agressão. Conforme relatos, o homem conhecia bem a região, incluindo as trilhas e as áreas de mata, o que lhe permitia escapar rapidamente sempre que as autoridades se aproximavam”, relatou a delegada.

Além disso, a mulher possui uma Medida Protetiva de Urgência (MPU) contra o homem desde fevereiro deste ano.

Anteriormente, a vítima denunciou o ex-companheiro, por conta de constantes ameaças. “A captura trouxe alívio para a mulher”, afirmou.

Por fim, o homem responderá por lesão corporal, violência doméstica e se apresentará em uma audiência de custódia antes de estar à disposição da Justiça.

Violência doméstica contra a mulher no Amazonas

De acordo com dados do Tribunal de Justiça do amazonas (TJAM), somente em 2022 houve mais de 14 mil casos de violência doméstica registrados no estado.

Contudo, a maioria das situações envolviam agressões fisicas e psicológicas. Além disso, dados apontam que a maioria tem entre 20 a 39 anos, como a mulher que foi enforcada enquanto amamentava no interior do Amazonas.

Ademais, especialistas destacam que o isolamento geográfico, como em áreas ribeirinhas, e o medo de represálias contribui para que muitas mulheres não consigam denunciar.