Movimentos sociais e ativistas se mobilizam em Manaus para uma manifestação marcada para sexta-feira (15), com o objetivo de lutar contra a escala 6×1 e exigir melhores condições de trabalho para os trabalhadores.

O ato começará às 09h e a concentração será na avenida Autaz Mirim, no bairro Novo Aleixo, zona Leste da cidade. O ponto de encontro é próximo à loja Salmo 91.

Christopher Rocha, um dos organizadores do evento, explicou que a manifestação é parte de um movimento nacional intitulado “Vida além do trabalho”.

“Com essa última movimentação que estava acontecendo dentro do congresso pra recolher a assinatura de deputados federais, houve um diálogo de como começar a organizar uma pressão aos parlamentares”, disse.

De acordo com Rocha, a ideia de levar o evento para a zona Leste de Manaus surgiu como uma forma de aproximar o diálogo com trabalhadores.

“Levar uma manifestação para a zona Leste, é também uma proposta do movimento de conseguir fazer esse diálogo com amplitude dos trabalhadores que trabalham nessa escala 6×1 e que trabalham em condições precarizadas”, explicou o organizador.

A manifestação contará com a participação de centrais sindicais, sindicatos, organizações sociais e ativistas de direitos humanos. Além disso, o evento também é aberto para pessoas não vinculadas a essas entidades, mas que se identificam com a causa.

Manifestação

Rocha enfatizou que a expectativa não é de um ato massivo, mas de um evento de sensibilização. O evento visa criar um espaço de diálogo com os trabalhadores, sensibilizando-os para a importância da redução da escala de trabalho.

Contudo, a principal demanda é que os deputados federais levem a sério a discussão sobre a Proposta de Emenda à Constituição.

“O objetivo é pressionar os parlamentares a votarem a favor da proposta, visando melhores condições de trabalho”, explicou Rocha.

A manifestação visa reforçar a mobilização pela redução da carga de trabalho e por melhores condições no mercado de trabalho para todos.

Seis dos oito deputados federais do Amazonas já votaram a favor do fim da escala 6×1. O último a assinar foi o deputado Adail Filho, que anunciou seu apoio na tarde desta quarta-feira (13).

Com o apoio de organizações e cidadãos, a manifestação contra a escala 6×1 promete ocupar as ruas de Manaus em busca de mais dignidade para os trabalhadores.