A professora de Língua Portuguesa Maria Ivone das Neves dos Santos, conhecida como Mary, surpreendeu ao acertar o tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024.
O tema deste ano foi “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”, uma questão considerada relevante para o debate sobre cultura e identidade no país.
Maria Ivone, que leciona na rede estadual de Cipó, no nordeste da Bahia, foi reconhecida por sua previsão e dedicação, recebendo homenagens de alunos, amigos e familiares. A professora compartilhou a TV Norte Amazonas a emoção que sentiu com o acerto.
“Foi uma surpresa imensa, porque acertar a redação do Enem é imprevisível. Quando recebi mensagens dizendo que acertei o tema, colegas me avisando, eu não acreditei, não”, relatou.
Tema da redação do Enem
A professora revelou como chegou à previsão do tema da redação do Enem 2024. Conforme Mary, a escolha do tema está alinhada ao cenário político e social atual do país.
Ela destacou que o governo federal tem priorizado a valorização dos povos tradicionais, o que a levou a trabalhar temas ligados à representatividade em suas aulas.
“Nós estamos em um cenário político em que o presidente atual sobe a rampa do Palácio do Planalto elevando os povos tradicionais. Logo, a gente pensa que é um governo que tem como pressuposto a valorização desses povos. Por isso, penso em trabalhar temáticas sociais que configuram a elevação e representatividade desses povos tradicionais”, explicou a professora.
A educadora também apontou uma conexão com o contexto global e o combate ao racismo estrutural no Brasil. Para ela, a ciência e o reconhecimento histórico reforçam a necessidade de quebrar paradigmas eurocentrados.
“O projeto Genoma fez um mapeamento do nosso gene e comprova que somos geneticamente iguais, tanto pretos como pardos, não importa. Logo, essa ideia de superioridade cai por terra. Está na hora de pensarmos que o racismo é estrutural. Não dá mais para ignorar que já é tempo de percebermos que somos iguais. Essa Europa eurocentrada já não faz mais sentido”, refletiu Mary.
O acerto do tema da redação, fruto de sua análise cuidadosa do contexto atual, rendeu à professora reconhecimento e homenagens como resultado do seu olhar atento à realidade social na formação dos jovens.
Atividades
Ivone revelou que trabalhou a valorização da cultura africana ao longo de todo o ano letivo com seus alunos. A abordagem incluiu debates, filmes, músicas, livros e redações, sempre destacando protagonistas negros para fortalecer o orgulho e a identidade das crianças.
“Com várias atividades que têm uma pessoa negra como protagonista, consigo fazer com que as crianças cresçam orgulhosas do que são”, explicou a educadora.
Mary acredita que um projeto pedagógico antirracista pode transformar o futuro educacional dos jovens no Brasil, principalmente na preparação para exames como o Enem.
“Imagine se todas as escolas do país trabalhassem a partir de um projeto antirracista. Imagine como esses alunos teriam acesso à Universidade Pública. Meus alunos ficaram muito confortáveis porque, três dias antes, nós terminamos o projeto de conclusão da redação cujo tema era o reconhecimento do 20 de novembro como herança cultural africana”, destacou.
A iniciativa reforçou o preparo dos estudantes para abordar temas sociais importantes, ao mesmo tempo em que promoveu uma visão crítica sobre a sociedade brasileira.
O projeto da professora Mary impactou o desempenho de seus alunos e os aproximou de uma compreensão sobre sua própria identidade e história.