Os gabaritos individuais do concurso da Câmara Municipal de Manaus (CMM) serão republicados pelo Instituto Acesso, responsável pela organização do concurso público. A solicitação aconteceu por parte da CMM, após denúncias de irregularidades nas provas de nível médio e superior.
A republicação vai ser nesta quinta-feira (21), às 20h, pelo site do Instituto Acesso. Além disso, a CMM solicitou a abertura de um novo prazo para que os candidatos possam apresentar recursos.
O Instituto informou que vai abrir novo período para apresentação de recursos, que se inicia nesta quinta-feira (21) e encerra às 23h59 de sábado (23).
Candidatos que participaram da prova do concurso público da CMM no último domingo (17) manifestaram indignação devido a inconsistências relatadas na aplicação das provas. Entre as principais reclamações, está a falta de lógica nos gabaritos das questões.
Comissão de Direitos Humanos da OAB-AM repudia racismo em concurso da CMM
Nessa quarta-feira (20), feriado do Dia da Consciência Negra, organizações sociais juntamente com a Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Amazonas (OAB-AM), acusaram a CMM de racismo por conta da manifestação da Procuradoria-Geral da Casa Legislativa na ação em que o Ministério Público do Amazonas (MPAM) pedia a suspensão da prova por conta da falta de cotas raciais no certame.
A nota assinada pela União de Negros e Negras Pela Igualdade (Unegro), Movimento dos Estudantes Indígenas do Amazonas, Coletivo Pererê, Associação Pela Advocacia Popular do Amazonas e a Comissão de Direitos Humanos afirma que a Procuradoria da CMM expressou termos racistas ao dizer que “quase não há negros em Manaus” e que a criação de cotas raciais é uma pauta da esquerda.
O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) rejeitou, por duas vezes, o pedido do Ministério Público do Amazonas para suspender o certame.