Um incêndio assustou moradores na tarde desta sexta-feira (22), quando uma casa no Morro da Liberdade, zona Sul de Manaus, pegou fogo.

O fogo teve início devido a um curto-circuito em um ar-condicionado, que rapidamente espalhou as chamas por um dos quartos da casa, em Manaus.

Ao chegarem na casa onde o incêndio estava acontecendo, os bombeiros constataram que o fogo já estava sob controle.

A equipe deu início ao procedimento de rescaldo para evitar que as chamas se reativassem. Não houve vítimas, mas o susto foi grande para os moradores da área e as pessoas que estavam nas proximidades.

Dada a intensidade do fogo, que gerou uma cortina de fumaça preta visível a quilômetros de distância, três viaturas do Corpo de Bombeiros foram deslocadas para o local para garantir o controle total da situação.

Imagens gravadas por testemunhas mostram a espessa coluna de fumaça que subia para o céu.

A rápida resposta dos bombeiros evitou que o incêndio se alastrasse ainda mais, minimizando os danos à residência.

Incêndios em casas

Em Manaus, os incêndios residenciais ocorrido frequentemente. Na maioria das vezes, curtos-circuitos ou sobrecarga de energia elétrica causam esses incidentes.

Em comparação, o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), registrou entre janeiro e julho de 2023, 102 ocorrências de incêndios em residências na capital.

O mês de julho registrou o maior número de casos, totalizando 26 atendimentos.

Em comparação ao mesmo período de 2022, houve um aumento, sendo 95 ocorrências de incêndios em imóveis residenciais.

Contudo, muitos desses incêndios ocorrem devido a instalações elétricas inadequadas, como fiação subdimensionada e a falta de disjuntores apropriados, o que aumenta o risco de curtos-circuitos​