Em 2025, 15 aeroportos do Amazonas podem ser leiloados. O “Projeto Ampliar”, do Ministério de Portos e Aeroportos (Mpor), apresentou nesta terça-feira (26) a carteira de projetos da concessão de 51 aeroportos regionais.

Entre eles, 15 aeroportos são do Amazonas. O projeto prevê transferir a gestão para as concessionárias que operam nos grandes aeroportos do país.

As empresas interessadas terão acesso ao detalhamento dos lotes ativos que serão disputados em leilões ao longo de 2025.

Aeroportos regionais dirigidos por grandes empresas

O modelo permitirá que as concessionárias assumam a gestão de aeroportos regionais por meio de um processo competitivo simplificado, incluindo esses ativos em seus contratos, com a contrapartida de reequilíbrios contratuais – com aumento de tempo de exploração, por exemplo.

Com isso, o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) diz esperar promover a modernização e otimização da infraestrutura aeroportuária regional, buscando maior integração à malha nacional.

A maior parte dos 51 aeródromos está no Norte do país, que tem o maior déficit de infraestrutura aeroportuária. São dois no Acre, 15 no Amazonas, um no Amapá, 11 no Pará, quatro em Rondônia e um no Tocantins.

Projeto beneficia economia e transporte

Os aeroportos a serem incluídos nas atuais concessões têm como característica em comum serem deficitários – demandam mais gastos que geram receita.

O MPor projeta potencial de investimentos entre R$ 3,5 bilhões e R$ 5,3 bilhões ao longo das concessões.

O transporte aéreo é um serviço fundamental na Região Norte do país, especialmente no Amazonas, onde os trajetos são feitos pelos rios, tendo um caminho mais longo. O transporte de avião faz com que os trajetos sejam feitos mais rápidos nos interiores do estado.