Nesta sexta-feira (29) será realizada a Black Friday 2024 em lojas físicas e plataformas digitais, atraindo grande quantidade de consumidores que se preparam para as festividades de fim de ano.

A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) alerta que os meses de novembro e dezembro são marcados por grandes promoções e também é um período em que golpes de falsas promoções e vendas de produtos falsificados se tornam frequentes, exigindo atenção redobrada.

Alerta para golpes digital

Conforme a Delegacia Especializada em Repressão a Crimes Cibernéticos (Dercc), alerta-se que a maioria dos golpes são praticadas no ambiente digital e tem um fluxo bastante movimentado no atendimento de registros de denúncias.

“Nesta época do ano, as ocorrências mais registradas são fraudes relacionadas a anúncios, supostamente patrocinados, com links que direcionam a sites falsos, que não correspondem a lojas reais, anunciando produtos que nunca são entregues aos consumidores”, explicou o delegado.

Como evitar golpes online na Black Friday 2024

Segundo o delegado, orienta-se que os consumidores devem verificar a credibilidade e a autenticidade dos sites antes de efetuar as compras e tenham uma atenção especial sobre anúncios promocionais que podem ser indícios de fraude.

“Em caso de compras online, é recomendado que sejam feitas com o cartão de crédito. Caso o consumidor seja vítima de golpe, o cartão de crédito possibilita que a vítima realize o estorno do valor pago. Por isso, é cabível evitar pagamentos via pix ou em débito em cartão, no caso de compras online”, mencionou o delegado.

Como denunciar?

Caso seja vítima de golpe, o consumidor deve levar o caso ao conhecimento da Polícia Civil, por meio do registro do Boletim de Ocorrência (BO) em qualquer unidade policial ou na Dercc, ou na Decon. 

O BO também pode ser registrado pela Delegacia Virtual (Devir), no site.

Embora a Black Friday seja uma época muito aguardada, é preciso estar atento aos valores a ponto de despertar a desconfiança. As fraudes da Black Friday são aplicadas por meio de preços atrativos, considerados ‘imperdíveis’.

Black Friday 2024: confira 7 dicas para evitar fraudes

Com a Black Friday de 2024 chegando, é necessário ficar atento às dicas de compras para não se prejudicar. Por isso, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) lançou um novo Guia de Defesa do Consumidor para a Black Friday de 2024.

O objetivo do documento é fornecer orientações para que os consumidores evitem golpes e problemas durante o evento promocional, com dicas como a importância de pesquisar os preços com antecedência e desconfiar de descontos excessivamente baixos.