O anuncio do retorno dos bondinhos no Centro de Manaus aconteceu nesta quarta-feira (28), pelo prefeito de Manaus, David Almeida.

No evento, a autoridade disse que a volta dos bondinhos representa a recuperação do centro histórico da cidade.

“Manaus foi uma das primeiras cidades do Brasil a adotar o sistema de transporte por bonde, e agora teremos essa novidade de volta. A estação inicial será no Booth Line e passará pelos principais pontos turísticos do nosso centro histórico.”, afirmou o prefeito.

O retorno dos bondes está incluso no projeto de restauração completa do complexo do Centro, que ainda não tem data de entrega.

História dos bondinhos do Centro de Manaus

Os Bondes de Manaus foram um sistema de transporte público que serviu a cidade de Manaus entre 1899 e 1957. Em 25 de fevereiro de 1898 foi fundada a companhia americana Manáos Railway Company, em Nova Iorque, que construiu as linhas e inaugurou os bondes em 1º de agosto de 1899.

Em meio a crises e diversas mudanças de gestões, em 28 de fevereiro de 1957 se deu a extinção definitiva dos serviços de bondes em Manaus.

O serviço de bondes desempenhou um papel importante na mobilidade urbana de Manaus, sendo o responsável pelo ponto de ligação com os lugares mais distantes do perímetro urbano e criou a possibilidade de deslocamento ágil em curto tempo