Manaus é a capital com o maior número de escolas de ensino infantil e fundamental localizadas em favelas, com 53% delas situadas nessas áreas.
Esses dados são de um estudo divulgado na última quarta-feira (27), realizado pelo Instituto Alana e elaborado pelo Mapbiomas.
O levantamento revela que as capitais da Região Norte têm uma proporção maior de escolas em favelas e comunidades urbanas do que a média nacional, que é de 11,3%.
Depois de Manaus, Belém ocupa o segundo lugar, com 41% de suas escolas localizadas em favelas e comunidades. Da região Norte, apenas Boa vista não possui nenhuma escola localizada em favelas.
Temperatura
Além disso, o estudo também revela que quase todas as escolas de Manaus estão localizadas em áreas com temperaturas superiores à média da região.
Os pesquisadores informaram que, em 2023, ano de coleta dos dados, a Região Norte apresentou a maior concentração de escolas em áreas com temperatura acima da média do perímetro urbano em que estão inseridas.
Na capital amazonense, 97% das escolas se encontram nessa situação. Em seguida, aparecem Macapá (93%) e Palmas (91,5%).
A exceção foi Belém, que registrou o menor percentual entre as capitais, com 33,2% de suas escolas em áreas mais quentes.
Área verde
Entretanto, o estudo também traça um panorama sobre as escolas das capitais que não têm área verde.
Por fim, das 10 capitais com maiores porcentuais, Manaus aparece em quarto lugar com a maioria das escolas sem área verde. A cidade só fica atrás de Fortaleza, São Luís e Salvador.