Nesta terça-feira (03), o Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem-AM) deu início à operação “Natal Seguro”. A ação busca proteger consumidores ao retirar do mercado produtos natalinos e brinquedos sem a certificação do Inmetro.

Mais de 2,5 mil itens foram apreendidos no primeiro dia, destacando a urgência da fiscalização.

Entre os itens confiscados estavam luminárias natalinas sem o selo do Inmetro, totalizando 1,5 mil unidades. Esses produtos, além de irregulares, oferecem risco de incêndios, um perigo evitável com medidas adequadas. 

O diretor-presidente do Ipem-AM, Renato Marinho, enfatizou a importância de adquirir itens certificados para garantir a segurança no uso.

Sobre a Operação “Natal Seguro”

A operação Natal, segura pelo INMETRO, ocorre simultaneamente em todo o país até o dia 16 de dezembro. Além de luminárias, brinquedos sem informações e fora dos padrões estabelecidos pelo órgão.

Em um dos estabelecimentos visitados pela fiscalização, localizado na avenida Marquês de Santa Cruz, no Centro de Manaus, foram encontradas luminárias natalinas (pisca-piscas) e brinquedos irregulares sem a certificação do Inmetro e com risco em potencial à segurança do consumidor amazonense.

Um total de 1,5 mil luminárias natalinas foi aprendido por estar fora dos padrões exigidos e sem o selo do Inmetro, o que representa um risco iminente, podendo gerar acidentes de grandes proporções, como incêndios. Além disso, foram retirados de circulação brinquedos sem as devidas informações obrigatórias.

Um total de 1,5 mil luminárias natalinas foi aprendido
Um total de 1,5 mil luminárias natalinas foi aprendido – Foto: Divulgação/IPEM-AM

Fiscalizações da operação “Natal Seguro”

Ainda como parte da operação “Natal Seguro”, amostras de produtos pré-medidos como panetones, frutas cristalizadas, nozes, castanhas, uvas-passas, peru, pernil, chester, tender e bacalhau estão sendo coletadas em estabelecimentos comerciais de Manaus e Região Metropolitana e serão submetidas a testes no laboratório do instituto.

Durante os testes, será verificado se o peso informado na embalagem do produto corresponde, de fato, ao indicado na balança.

Como denunciar?

Consumidores que desconfiarem de possíveis irregularidades ou desejarem tirar dúvidas podem entrar em contato com a Ouvidoria do Ipem-AM no número 0800 092 2020, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, ou pelo site e pelas redes sociais do órgão: Instagram – @ipem.amoficial; Facebook – Ipem Amazonas e X – @ipemamoficial.

Águas de Manaus: campanha de negociação de dívidas é prorrogada

A campanha “Zera Dívida” foi estendida até o final de dezembro de 2024. A ação, iniciada em 4 de novembro, foi prorrogada para oferecer condições especiais de negociação de dívidas relacionadas a contas de água e esgoto.

Na edição deste ano, os clientes da concessionária podem obter descontos de até 95%, dependendo do tempo de inadimplência.