Uma aeronave que realizava o trajeto entre os municípios de Eirunepé e Itamarati, no Amazonas, protagonizou uma situação inesperada quando um urubu colidiu contra o avião durante o voo que assustou os tripulantes.
O caso ocorreu na manhã desta quinta-feira (5), por volta das 9h, na região do Alto Juruá, no Amazonas.
A aeronave modelo Cessna Caravan, transportava cinco pessoas, incluindo o piloto.
Apesar do impacto, que causou danos ao para-brisa frontal, o piloto manteve a calma e conseguiu realizar um pouso seguro na pista de Itamarati. Não houve feridos.
Urubu colide com avião
Testemunhas relataram que a colisão ocorreu enquanto a aeronave sobrevoava uma área de mata densa, característica da região amazônica.
Na ocasião, o urubu colidiu com o para-brisa da aeronave e ficou preso ao avião, no Amazonas.
O piloto com vasta experiência e anos de atuação em voos regionais, conseguiu conduzir o avião até a pista de Itamarati, onde pousou sem problemas.
As autoridades aeronáuticas foram acionadas para inspecionar a aeronave e avaliar os danos causados pela colisão com o pássaro.
Risco
Embora curiosa, essa situação com o avião representa um risco para os pilotos que operam voos na região.
Contudo, a presença frequente de aves de grande porte que cruzam as rotas aéreas já levou à suspensão de operações em alguns aeroportos, como o de Parintins.
Em um vídeo gravado por uma das pessoas, é possível ouvir o piloto ressaltando a questão de um lixão nas proximidades.
Portanto, essa situação cria sérios riscos para a segurança das aeronaves, já que as colisões com esses animais podem causar danos às aeronaves e colocar em perigo a vida de pilotos, tripulantes e passageiros.