O Grupo Norte de Comunicação (GNC), esteve presente na manhã desta sexta-feira (6) na reunião para o fortalecimento das emissoras de rádio e televisão do Amazonas.
O encontro realizado pela entidade de comunicação do Rio de Janeiro, Midiacom-RJ, teve como objetivo unificar os veículos de mídia para melhorar a representatividade a nível nacional.
O GNC foi representado pelo diretor executivo, Marcio Chagas, para ele, essa iniciativa coloca um selo nas empresas que estão comprometidas com o serviço de informação no estado.
“É super importante pra gente chancelar as empresas sérias, que fazem a diferença e cumprem seu trabalho no mercado. O MIDIACOM veio pra fortalecer e está ajudando nossa atuação.”
Modelo de gestão
O modelo já existe em três estado do Brasil, a gestão busca fortalecer o diálogo das emissoras com os órgãos federais. Além disso, um dos objetivos é que as emissores tenham voz com o poder público em Brasília.
“Existem estados que tem sindicatos municipais, sindicatos estaduais, associações, rádios e revistas e jornais. A intenção é a unificação de uma coisa só, chamado Midiacom, para que a gente possa ser mais forte, e chegar com representação forte em Brasília nos nossos apelos, nas nossas solicitações.”, como explica Alex Caxias, presidente do Sindicato das Empresas de Radiodifusão do Estado do Amazonas (Sinderpam).
Para que esse fortalecimento aconteça, o vice-presidente de televisão do MIDIACOMRJ, André Dias, destaca que é necessário a apoio dos veículos do Amazonas.
“Essa integração entre todos os radio difusores do Amazonas no sentido de trabalharmos juntos, de termos uma atuação conjunta; a partir dessa adesão que tivemos hoje, é que a gente possa acelerar esse processo, para que a gente possa rapidamente ter esse trabalho em conjunto.”, contribui vice-presidente.
Big Techs
A gestão busca fortalecer a televisão e rádio para que a população não fique refém das “Big Techs”, que são os serviços de streaming que brigam pela audiência da população.
O diretor da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT), Rodolfo Salema, fala que a um setor que leva de informação a entretenimento de graça merecem o reconhecimento.
“Não só as emissoras ganham com esse novo modelo, mas a população, que vai poder ter um setor atuante, e principalmente, que continue levando e exercendo seu papel de levar a informação, cultura, entretenimento para a população de forma livre e gratuita.” destaca Salema.