Na tarde desta segunda-feira (9), quatro alunos da Universidade Estadual do Amazonas (UEA) ficaram feridos após serem atingidos por destroços de uma parede que desabou sobre eles enquanto estavam na biblioteca da instituição, em Manaus.

Segundo informações, a obra estava sendo realizada no laboratório de anatomia da Escola Superior de Ciências da Saúde, localizado no bairro Cachoeirinha, zona sul da cidade, quando um trator colidiu com a parede da biblioteca, causando o desabamento.

As vítimas são duas alunas do curso de enfermagem e dois estudantes do curso de odontologia, que estavam estudando no local no momento do acidente.

Os feridos foram encaminhados a um hospital. De acordo com outros estudantes, as obras continuaram mesmo após o ocorrido.

Veja vídeo:

Nota de repúdio

As turmas 45 do curso de Enfermagem e 46 do curso de Odontologia da UEA manifestaram uma nota de repúdio sobre o ocorrido, denunciando a insegurança no local. Veja nota na íntegra:

Nota de repúdio.

Nós, da turma 45 de Enfermagem e turma 46 de Odontologia da Universidade do Estado do Amazonas, viemos por meio desta nota manifestar nosso profundo repúdio ao acidente que ocorrido na tarde de hoje (09/12/2024) na biblioteca da ESA, onde um trator que estava trabalhando na reforma do laboratório de anatomia, bateu na parede, que acabou por cair em cima de duas alunas de enfermagem e dois alunos de odontologia que estavam estudando no local.

É inaceitável que os alunos passem por essa situação de medo e insegurança, não sendo esta a primeira vez que a universidade os colocam em risco. O acidente expos a falha no cumprimento das normas de segurança e planejamento que deveriam nortear qualquer obra, tendo em vista que o trator estava trabalhando extremamente perto do local onde os alunos estavam estudando. Repudiamos veementemente a negligência que resultou neste incidente e exigimos que as devidas responsabilidades sejam apuradas com rigor.

Os alunos feridos no incidente foram encaminhados ao hospital com ajuda de colegas e passam bem. Exigimos um esclarecimento da administração da universidade em relação ao ocorrido, o bem estar e a integridade dos alunos devem ser prioridade.

Nossa solidariedade aos alunos feridos no acidente e aos alunos que estavam na biblioteca na hora do ocorrido que passaram por esta situação traumática.

Atenciosamente,
Turma 45 de Enfermagem e 46 de Odontologia da Universidade do Estado do Amazonas.

Até o momento, a UEA não se manifestou sobre o caso.