Três cidades do Amazonas enfrentam intensas disputas de domínio territorial e tráfico de drogas entre as facções criminosas.

O Fórum Brasileiro de Segurança Pública divulgou a informação nesta quarta-feira (11), após analisar a violência nos estados da Amazônia Legal.

O estudo aponta que as cidades de Manaus, Rio Preto da Eva e São Paulo de Olivença são alguns dos municípios mais afetados pelo confronto entre as organizações criminosas Comando Vermelho (CV) e Primeiro Comando da Capital (PCC).

A análise destaca que, ao todo, 43 cidades da região enfrentam essa realidade, com a violência sendo alimentada pela luta pelo controle do tráfico de drogas e do território.

Disputa de território por facções no Amazonas

A pesquisa verifica os “confrontos intensos” no Amazonas, ocorrendo em Manaus e Rio Preto da Eva. Essas disputas de território entre facções criminosas geram um cenário de crescente violência e insegurança no Amazonas.

A pesquisa justifica a situação afirmando que o Amazonas é um estado estratégico para a circulação e escoamento de drogas oriundas dos países andinos. O estado é uma das principais rotas do narcotráfico.

Além disso, a pesquisa destaca que grandes volumes de drogas transitam por essa região, aproveitando-se da vasta rede hidrográfica do estado.

O estudo aponta que, por isso, muitos analistas consideram o Amazonas como o estado da Amazônia que abriga a principal rota do narcotráfico, por meio dos rios Solimões, Japurá e Iça, que se conectam por vários afluentes, furos e igarapés.

Ademais, a violência gerada por essas disputas tem se refletido na rotina das cidades afetadas.

Lista com as 43 cidades

Norte: Manaus (AM); Rio Preto da Eva (AM); São Paulo da Olivença (AM);

Conceição do Araguaia (PA); Jacundá (PA); Mãe do Rio (PA); Marabá (PA); Parauapebas (PA); Redenção (PA); Rio Maria (PA);

Ariquemes (RO); Chupinguaia (RO); Costa Marques (RO); Guajará-Mirim (RO); Seringueiras (RO);

Bonfim (RR); Caracaraí (RR); Iracema (RR); Mucajaí (RR); Rorainópolis (RR);

Araguaína (TO); Gurupi (TO); Miracema do Tocantins (TO); Palmas (TO); Paraíso do Tocantins (TO)

Nordeste: Açailândia (MA); Buriticupu (MA); Codó (MA); Coroatá (MA); Davinópolis (MA); Imperatriz (MA); João Lisboa (MA)

Centro-Oeste: Alta Floresta (MT); Barra do Bugres (MT); Juína (MT); Lucas do Rio Verde (MT); Mirassol d’Oeste (MT); Peixoto de Azevedo (MT); Pontes e Lacerda (MT); Rondonópolis (MT); São José do Rio Claro (MT); Sinop (MT); Tangará da Serra (MT)