Quatro policiais militares foram presos sob suspeita de agressão e acusação falsa a um comerciante durante uma abordagem na última terça-feira (10), no bairro Colônia Santo Antônio, Zona Norte de Manaus.

O caso envolve a suposta manipulação de flagrante para incriminar a vítima por posse de drogas. Conforme apontado pelo Ministério Público, os agentes forjaram provas contra a vítima, alegando que ela estaria em posse de entorpecentes.

O episódio ocorreu no início da semana passada, mas ganhou repercussão na última quarta-feira (11), quando o comerciante denunciou o caso de abuso de autoridade durante a abordagem.

Abordagem violenta

Sem saber que as câmeras haviam registrado a abordagem, os policiais declararam no Boletim de Ocorrência que prenderam o comerciante em via pública e o flagraram com drogas.

Supostas drogas apreendidas durante a abordagem policial – Foto: Divulgação/ PMAM

Os policiais alegaram que o suspeito entregou mais entorpecentes durante a abordagem. Entretanto, as imagens captadas pelas câmeras de vigilância mostram um cenário completamente diferente.

Contudo, o que realmente é visto nos vídeos, são os policiais agindo violentamente, algemando e agredindo a vítima, que estava sentada no comércio.

Policiais presos após abordagem forjada em Manaus

Os policiais agrediram não apenas o comerciante, mas também um cliente que estava no local durante a abordagem.

A vítima alegou que, durante a abordagem, os policiais não encontraram nada ilícito no estabelecimento.

Além disso, na ocasião, os agentes teriam levado tanto ele quanto o cliente para uma área de mata.

“Eles chegaram sem perguntar nada, pediram a identificação e nos colocaram na viatura. Depois, nos levaram para um lugar isolado”, relatou.

Em nota, a Polícia Militar do Amazonas (PMAM) informou que os agentes apreenderam porções de cocaína, oxi e maconha na ocorrência.

Os policiais estão presos após a abordagem contra o comerciante em Manaus e a PMAM abriu uma investigação interna para apurar os fatos e, caso confirmadas irregularidades, encaminhará o caso à Corregedoria.