Uma moradora do conjunto João Paulo, no bairro Jorge Teixeira, zona Leste de Manaus, vive momentos de desespero após o terreno de sua casa começar a ceder devido à erosão agravada pelas chuvas intensas que têm atingido Manaus.
Dona Dinamar, moradora do local, relatou que a cada nova chuva, a erosão aumenta, colocando em risco a estrutura de sua residência e de outras casas próximas.
“Tenho medo, não estou dormindo. Estou nervosa, ansiosa e com muito medo. Estou vendo o momento que a outra casa cair em cima da minha. Não tenho condições de pagar um aluguel, não tenho como sair daqui”, desabafou a moradora.
Os moradores temem que o pior aconteça e apelam por ajuda das autoridades competentes para evitar um desastre.
Terreno cede com chuvas e causa medo
Conforme dona Dinamar, a situação exige medidas urgentes, pois as condições da área ameaçam a segurança de sua e de outras famílias.
Até o momento, não há informações sobre ações previstas pelas autoridades para conter o avanço da erosão ou realocar as famílias em situação de risco.
Moradora pede ajuda após terreno ceder em Manaus
A população do local reforça o pedido de socorro e aguarda uma resposta rápida para prevenir possíveis tragédias, antes que o terreno ceda e cause mais danos à moradora e outros que residem nessa área, em Manaus.
“Pedimos socorro para conseguirem tirar a gente daqui, venham nos ajudar. Não tenho condições de pagar aluguel, então estou pedindo ajuda. A minha casa já está na beira do barranco, tem a casa de cima que pode cair em cima da minha”, implora a moradora.
Além disso, a moradora ressalta que a “qualquer hora e momento a casa pode desabar”.
Período de chuvas
Casos como este têm se tornado mais frequentes em toda a cidade durante o período chuvoso na região.
Nesta terça-feira (17), a previsão do tempo indica um dia de tempo instável, assim como os dias anteriores.
O céu deve permanecer nublado durante boa parte do dia, com chuvas intensas e possibilidade de tempestades isoladas em algumas áreas.