A operação “Natal Seguro” foi realizada entre os dias 2 e 16 de dezembro no comércio de Manaus. A ação resultou na apreensão de 6,1 mil produtos irregulares e na reprovação de uma marca de panetone.
As equipes do Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem-AM), em parceria com o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), vistoriaram 137 estabelecimentos. O objetivo foi garantir a segurança e a conformidade dos produtos comercializados durante o período natalino.
No total, foram fiscalizados 18,2 mil produtos típicos da época, como luminárias (pisca-pisca), brinquedos e alimentos tradicionais (incluindo panetones, frutas cristalizadas, nozes, castanhas, uvas-passas, peru, pernil, chester, tender e bacalhau).
Entre os estabelecimentos inspecionados, 18 foram notificados por comercializarem produtos em situação irregular.
Operação “Natal Seguro”
O diretor-presidente do Ipem-AM, Renato Marinho, afirmou que a operação foi intensificada, com a realização de testes em laboratórios.
“A ação teve como finalidade assegurar produtos de qualidade no mercado amazonense, além de orientar os consumidores sobre a obrigatoriedade do selo do Inmetro, os padrões de qualidade e as informações em português nas embalagens”, destacou Renato Marinho.
Entre os itens apreendidos, destacam-se 6,1 mil luminárias natalinas (pisca-pisca) e brinquedos que apresentavam irregularidades, estando sem certificação do Inmetro. Nos testes de laboratório, uma marca de panetone e uma marca de frutas cristalizadas foram reprovadas por apresentarem peso inferior ao declarado na embalagem.
Após a notificação, os representantes das empresas têm o prazo de 10 dias para apresentar defesa junto ao instituto. Caso contrário, poderão ser multados em até R$ 1,5 milhão.