Cinco suspeitos de assaltarem uma joalheria em um shopping foram presos em Manaus, segundo informações divulgadas pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas nesta quinta-feira (19).

De acordo com o delegado-geral da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), Bruno Fraga, seis homens foram identificados como envolvidos no crime. Entre eles, um foi preso na manhã de hoje (19), outro foi morto nesta quarta-feira durante uma troca de tiros com a polícia, e quatro já estavam detidos.

“Na segunda-feira (16), nós fizemos a prisão de mais três criminosos e não divulgamos para não tumultuar; E assim continuamos dando ênfase ao trabalho de investigação que culminou na prisão e no enfrentamento e infelizmente ele tentou atirar contra a polícia e acabou vindo a óbito.”, informa Fraga.

Criminosos de alta periculosidade

Segundo o delegado, o suspeito Cláudio Vitor da Silveira Dias, de 22 anos, morto durante o confronto com a polícia, era do Rio de Janeiro e já possuía antecedentes criminais graves, incluindo transporte de dinamites.

Em um vídeo divulgado nas redes sociais, o suspeito mostra a arma e diz que vai conhecer os indígenas do Amazonas. Veja vídeo:

O outro homem preso na manhã desta quinta-feira (19) foi identificado como Joel, que teria ajudado os integrantes da quadrilha durante a fuga.

“Estamos lidando com pessoas que respondem por homicídios, estupro de vulnerável e participação em organizações criminosas, não apenas no estado do Amazonas, mas também no Rio de Janeiro e no Pará.”, destacou o delegado-geral da PC-AM, Bruno Fraga.

Dois integrantes da quadrilha são do estado do Pará. A localização deles foi possível graças ao apoio da Polícia Civil do Pará.

O delegado Juan Valério informou que a prisão de três integrantes ocorreu em um sítio no KM 17 da BR-174.

“Conseguimos acessar o sítio de forma furtiva. Havia várias pessoas no local, mas fizemos uma abordagem estratégica. Eles atentaram contra a vida dos policiais, mas foram presos, e conseguimos apreender armas”, detalhou Juan Valério.

Até o momento, a polícia apreendeu cinco armas de fogo e recuperou parte das joias roubadas. A PC continua as investigações para identificar outros criminosos envolvidos no caso.

Assalto a joalheria de shopping

O crime ocorreu na manhã do último sábado (14), no Manauara Shopping, localizado na Avenida Mário Ypiranga, zona centro-sul de Manaus. Os assaltantes causaram pânico no local. Além de roubarem os objetos, eles dispararam tiros dentro do centro de compras, quebraram vidros e fizeram uma funcionária refém.